domingo, 29 de maio de 2011

"JUNNO"


O cantor e compositor Junno Andrade nasceu em São Paulo/SP,
em 11 de setembro de 1963.
Aos nove anos, começou a dedilhar os primeiros acordes num velho e bom Di Giorgio, no qual arriscava algumas canções de Roberto Carlos. Como o gosto musical da família era muito eclético, Junno ouvia de tudo em casa: de Chico Buarque a Mutantes e de Creedence Clearwater a Doobie Brothers.
Aos 14 anos, Junno descobriu os Beatles, despertando seu interesse pela música. Começou tocando para os amigos nas festas, churrascos. A entrada para o mundo fonográfico aconteceu aos 23 anos. Depois de algumas negativas, foi contratado pela CBS, mais tarde Sony Music, hoje Sony/BMG. Pela gravadora, Junno lançou seu primeiro LP em 1988. Junno viajou por todo Brasil para divulgar seu trabalho, passando por rádios, TVs e cantando em várias cidades, inclusive fora do país.
Nos anos 80 seu nome artístico era apenas Juno, sem um N dobrado.
Em 1991, Junno gravou, pela RGE, seu segundo LP, com participações especiais dos grupos Roupa Nova e Placa Luminosa, e teve o privilégio de regravar
"Eu te darei o céu" com o aval, por escrito, do Rei Roberto Carlos.
Em 1996, gravou pelo selo EMI. No disco, Junno fez regravações de pérolas da música brasileira como "Venha matar saudade", de Carlos Dafé; "Suave é a noite", versão de "Tender is the night" muito conhecida na voz de Moacir Franco; e chegou entre os primeiros lugares com a música "Me faz perder o medo", composta por Joel Marques.
A curiosidade é que, entre todos os álbuns gravados por Junno, só o segundo
teve uma versão assinada por ele. Foi "Nunca senti nada igual", versão de
"How you gonna see me now", de Alice Cooper.



Em 1997, Junno deixou de lado a vergonha de mostrar suas canções e, para seu espanto, encontrou vários intérpretes para suas músicas. Primeiro foi a dupla Christian & Ralf e, logo em seguida, Leandro & Leonardo. A dupla lançou o nome de Junno para todo o Brasil no álbum "Um sonhador", que vendeu mais de três milhões de cópias. A partir dali, Junno não parou mais de ser gravado por grandes nomes da música popular brasileira como Zezé di Camargo & Luciano, Chitãozinho e Xororó, Wanessa Camargo, KLB, Fábio Júnior, Rádio Táxi, Pedro & Thiago, Tânia Mara, Leonardo, Clayton & Camargo, Raça Negra, Marlon & Maicon.
Algumas canções de Junno fizeram parte de trilhas de novelas como
"O beijo do vampiro", "Um anjo caiu do céu" e "América". O cantor e compositor também teve o privilégio de ter como parceiros compositores como César Augusto, Maurício Gasperini, Cecílio Nena, Piska, Zezé di Camargo e Bozo Barreti.
Atualmente, Junno tem uma banda, "Os Filhos de Ninguém", com a qual faz uma sátira bem humorada dos filhos de famosos que também se lançaram na música. O grupo, que toca clássicos do rock’n’roll dos anos 1980, vem se apresentando todas as semanas em bares de São Paulo, com uma agenda de 12 a 15 shows por mês.
Paralelamente Junno dedica-se a uma carreira de modelo fotográfico.

Um comentário:

  1. Muito bacana ler um pouquinho sobre a história dele.Mas,queria ver uma lista de suas composições...

    ResponderExcluir

GIF RETRÔ